"Sou Pagú indignada no palanque"
"O Brasil nunca tratou muito bem suas mulheres. Só em 1880 tiveram acesso à educação formal, e só há 66 anos conquistaram o direito ao voto. As mulheres representam 51% da mão-de-obra, mas continuam ganhando menos que os homens e ocupando menos cargos de chefia. Para enfrentar esta conjuntura é preciso muita coragem. Coragem que não faltou à Pagu como não falta a milhões de outras brasileiras. O Brasil é Pagu. O Brasil é a mulher brasileira..."
Sou apaixonada pela dupla Rita Lee e Zélia Duncan, e foi a música Pagu que me fez perceber algumas coisas. Não podemos negar, nós mulheres, que a sra. Pagu foi um exemplo de mulher corajosa, ousada, determinada - inteligente pra cacete - e tudo mais que você pode imaginar. A mulher foi até capaz de desbancar a maravilhosa artista Tarcila do Amaral. Mas quando eu ouço a música da Rita Lee eu fico imaginando onde nós mulheres vamos parar nessa eterna busca de igualdade entre os sexos.
Sei que muita gente não vai concordar comigo, mas acho que as mulheres estão se perdendo no caminho; certamente eu quero ser a dona do meu tanque - determinar meu espaço na sociedade- mas também quero poder ser mulher, sensível, delicada, feminina. Confesso que nesse mundo de metrossexuais, homessexuais, bissexuais, transsexuais, muita gente anda se perdendo pelo caminho...
Comentários