Dia de todos os santos...

Ontem vivemos momentos de celebração; comemoramos a vitória de uma amiga e por isso tomamos um espaço privilegiado na Cinelândia e ficamos admirando a beleza de construções históricas do centro do Rio de janeiro . O curioso é que de repente a praça da cinelândia foi tomada por ua banda de rua, bem no estilo carnavalesco-antigo e ela estava repleta de componentes, malabares equilibrando-se em pernas de pau, personagens e estandartes de todas as cores possíveis. A praça tomou um colorido que preenchia um belo cenário para um fim de tarde no centro do Rio de janeiro. As cores do estandarte, as cores dos personagens, dos santos,amigos reunidos, corações abertos, um belo dia de sol terminando e as bonecas de pano da cesta da Carmem. Tudo isso parecia acontecer ao mesmo tempo e eu coração parecia não aguentar tanta alegria, beleza e cor. Aliás, Carmem foi a mulher que apareceu vendendo bonecas de pano no meio dessa mistura toda ...comprei uma boneca negra de pano que ficou no meu quarto como lembrança desse dia encantador.
Depois que alguns minutos não pude resistir e me aproximei da banda para saber o que estava acontecendo, foi quando vi melhor os personagens: haviam todas as "entidades" possíveis e imagináveis; até mesmo o Gentileza estava representado na celebração. Percebi que havia faltado a todos nós, amigos reunidos, que aquele era o dia de todos os santos. Dia em que todos os santo são homenageados, até aqueles que não fora reconhecidos. Os homens santos, os homens que buscavam a paz entre todos os povos. Foi aí que entendi porque as frases do "profeta" Gentileza estava escritas naqueles estandartes. Era uma festa de todos os santos ... percebi como aquele ritual todo fazia um pouco de sentido e conexão para mim. Pensei e tantos homens trabalho e homens santos. Lembrei que aquela banda representava muitos rostos desconhecidos; lembrava até o rosto gentil de Carmem que vendia as bonecas de pano. "Gentileza gera gentileza" ...lembrei que estávamos alí comemorando mais do que a conquista de Bianca, mas tudo o que criamos e construímos através de nós, do nosso amor, nossa humildade, generosidade.
Agora tudo faz sentido para mim; comemoramos o dia de todos os santos da melhor fora possível: enxergando em cada um de nós homens e mulheres capazes de mudar alguma coisa nesse mundo através da paz e do amor.

Comentários

Postagens mais visitadas