Noites de verão

Estava pensando como existem obras de artes que falam sobre o verão, são verdadeiras preciosidades. Lembrei de Sonhos de uma noite de verão e Muito barulho por nada de Shakespeare, Razão e Sensibilidade, Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão, de Woody Allen. Percebi como o verão mexe com as pessoas, como elas mudam, como a arte se movimenta e cria.
Lembrei da música As Rosas não falam de Cartola-meu pai escutava essa música todos os dias - da maravilhosa canção Noites com Sol do Flávio Venturini – sonhei várias vezes ouvindo essa música. Lembrei de tantas manifestações artísticas que são inspiradas em dias ensolarados. Mas como cheguei até aqui? Estava lendo as confissões de Sonia, como tem energia para agir no verão e fiquei a pensar no assunto.
Descobri que as noites de verão também me inspiram, mas trazem uma lembrança nostálgica. Escuto o barulho da cigarra cantando em cima da árvore e viajo no tempo. Lembro da ansiedade para que enfim o verão chegasse, dos meus planos de criança,
De como passava logo de ano para que não ter mais nada com que me preocupar. Da equipe caça – morcegos, pois os morcegos ficam inquietos no verão, de nossas experiências científicas. Do sorvete toda tarde, dos dias passados na chácara de Vista Alegre. Do fogão à lenha, das bonecas feitas de isqueiro. Das corridas de tampinha em toda calçada da rua. Das corridas de bicicleta, do campeonato de vôlei em frente da casa de nosso vizinho rabugento. Lembro de uma alegria e liberdade de causar inveja. Parece que eu era como alguns insetos que se preparam para o inverno, eu passava o ano inteiro me preparando para viver o verão. Tomar sorvete, paquerar, jogar, pular, ficar até de madrugada contando histórias absurdas.
Quando fecho os olhos e escuto a cigarra cantando, eu entendo o que a Sonia dizia ...
O verão traz a cor da infância, o sabor de esperança, de liberdade e plenitude de vida. Traz energia para o que der e vier...
Razão e Sensibilidade, Noites com Sol, Sonhos de uma noite de verão... essa estação traz a possibilidade de viver grandes amores, paixões abrasadoras, surpresas ....em falar de surpresas já havia me esquecido de “Amor à Noite de Fittzgerald” um conto de amor de tirar o fôlego. É isso...o verão é para os apaixonados, para os homens de coração sensível, que ama noites estreladas, som de pássaros e beijar na boca em amarelas tarde de verão.

Comentários

Postagens mais visitadas